O que você gostaria de ter na Escola no dia das Crianças?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CRIADORES DE SACI

Quem é o saci?




O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Gosta de assustar viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.
Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para capturá-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer a seu “proprietário”.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.
E para contar mais sobre as travessuras desse importante personagem do nosso folclore, esteve em nossa escola um “criador de Sacis” de Rio Preto, o Jocelino.
Após uma conversa muito interessante com os nossos alunos, foi realizado um concurso de desenho, cujo tema principal foi o nosso Saci-Pererê.
Abaixo estão os desenhos ganhadores do concurso. Parabéns a todos os participantes e aos ganhadores do concurso!




Autora: Yanka, 7° ano C



Autora: Lilian, 8° ano C




Autor: Felipe Roberto, 6° ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário